A origem dos suínos brasileiros remete aos tempos de colonização da América, tanto dos portugueses quanto dos espanhóis. Ambos foram os responsáveis por trazer os primeiros animais para o Brasil.
Os descendentes de suínos brasileiros, embora em número cada vez menor, ainda sobrevivem em algumas fazendas e povoados do país.
São eles o tronco céltico, asiático e o ibérico. Os dois primeiros possuem características distintas. Já o último é apenas uma mistura dos dois primeiros.
Estes animais possuem uma qualidade inferior, se comparados com os animais pertencentes à indústria da suinocultura, que se profissionalizou consideravelmente nos últimos anos, sobretudo por conta dos aprimoramentos genéticos e de manejo.
Isso proporcionou ao Brasil atingir números expressivos nas exportações, ocupando assim os primeiros lugares no ranking mundial, tornando-se referência para muitos países.
O porco originalmente brasileiro, no entanto, ocupa um lugar de grande importância na suinocultura brasileira, na medida em a espécie serviu de base para o desenvolvimento de todo o segmento.
Suinocultura com sucesso e planejamento adequado. Confira aqui.
Fonte: Gestão no Campo