Como devem ser as instalações para suínos

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
instalações para suínos

A carne suína é uma das mais consumidas no mundo e, por isso, esse é um mercado sempre promissor. Mas, para se dar bem na suinocultura é preciso investir em todas as etapas, do nascimento ao abate, o que inclui saber como devem ser as instalações para suínos adequadas. 

Os suínos precisam manter boas condições de saúde mental e física para que mantenham um bom rendimento. E é por essa razão que o produtor deve proporcionar o máximo de conforto para os animais e sempre optar pelas melhores práticas de manejo. Com isso, vai evitar o estresse e deixar o prejuízo para trás. 

E você, sabe como devem ser as instalações para suínos e qual a sua relação com a rentabilidade da sua criação? Continue a leitura desse artigo e saiba tudo sobre o assunto! 

Instalações para suínos

As instalações para suínos devem ser pensadas para que haja um maior controle das variações do clima assim como a quantidade de ar em seu interior e acústica. A soma desses fatores compõe a Ambiência Animal. 

Nesse sentido, é essencial ter um conhecimento mínimo da biologia desses animais para que seja possível desenvolver as melhores estratégias de manejo, maximizando a eficiência do plantel. 

Com base nisso, listamos alguns fatores que são essenciais para a construção das melhores instalações para suínos. Confira! 

Localização

O local para a instalação do galpão para suínos precisa levar em conta fatores ambientais e a legislação da área. 

Nesse sentido, a construção precisa estar a uma distância mínima dos cursos d’água e áreas de preservação permanente (APA) por exemplo. Além disso, o terreno precisa ser plano e bem drenado com declividade em relação a lagoa de coleta de dejetos. 

Também é preciso averiguar itens importantes como energia elétrica, acessibilidade por estradas, abastecimento de água e meios de comunicação. 

Orientação e dimensões

É importante lembrar que as instalações para suínos devem ser construídas  com o eixo longitudinal no sentido leste oeste para que a carga térmica seja menor. 

O pé direito precisa ter altura suficiente para manter o ar circulando e os animais distantes do calor do telhado. Do mesmo modo, a medida recomendada para os galpões com até 13 metros de largura é de 3 metros. 

Telhado 

A escolha do material do telhado deve priorizar a redução de calor. Por isso, o ideal é escolher telhas térmicas que promovem maior isolamento e garante certa estabilidade na temperatura. É importante ainda que tenha  um forro que mantenha  uma camada de ar junto à cobertura, reduzindo a transferência de calor para o interior do abrigo.

Ventilação

A ventilação é essencial  para a regulagem da temperatura e da umidade nas instalações para suínos. A implantação de lanternim (abertura no telhado) e ventiladores nas laterais do abrigo permite a renovação contínua do ar, contribuindo também para a dissipação de poeira e gases tóxicos. No entanto, esses equipamentos precisam ser silenciosos para não causar poluição sonora aos animais, que são muito sensíveis. 

Umidade

A umidade em excesso proporciona ao animal um grande desgaste de energia, com maior perda de calor para o seu organismo, o que diminui o seu rendimento, além de acarretar doenças das vias respiratórias.

O vírus da influenza suína, gripe dos leitões, costuma acometê-los, por serem mais sensíveis e menos protegidos contra o frio e a umidade.

Para o controle da umidade, o piso deve ser executado com ligeira inclinação, em direção às valetas coletoras, permitindo fácil limpeza. O piso feito de tijolos é indicado em regiões mais frias. Já o concreto, é menos indicado, por concentrar e condensar a umidade do ar, deixando o piso, permanentemente umedecido.

As tábuas, utilizadas por alguns criadores, em uso prolongado, podem absorver os dejetos dos animais, dificultando a limpeza do local, além de favorecer o aparecimento de focos de doenças, o que é bastante inconveniente.

Disponibilidade de sombras

Outro fator que contribui para o equilíbrio térmico nas instalações para suínos é a disponibilidade de sombras próximas ao local. Por tal razão, o plantio de árvores em torno do galpão reduzirá a incidência do sol garantindo temperaturas mais amenas para os animais. No entanto, é preciso evitar as frutíferas, pois atraem pássaros e roedores que podem comprometer a biosseguridade do sistema. Nesse caso, o uso de sombrites também é uma opção.

Divisão por categorias

Cabe ressaltar que o ideal é que as instalações sejam divididas de acordo com a categoria produtiva dos suínos, não misturando a maternidade com fases de crescimento e engorda, por exemplo. Isso facilita o manejo e a limpeza, além de evitar a contaminação.

Vantagens de instalações para suínos adequadas

Os investimentos para a construção de instalações para suínos adequadas favorecem o planejamento de médio e longo prazo, pois as medidas corretivas serão mínimas. Além disso, cuidar do plantel atualmente é assegurar a continuidade do negócio no futuro.

Assim, algumas vantagens adquiridas com boas instalações para suínos são:

  • animais mais dóceis; 
  • ganho de produtividade: mais animais nascidos vivos e melhor ganho de peso; 
  • redução de custos: diminui os gastos de toda a cadeia produtiva. 
  • suínos bem tratados adoecem menos.

Como as instalações estão relacionadas à nutrição? 

Um animal saudável se alimenta bem e, consequentemente, vai ganhar peso no menor espaço de tempo.  Mas, as condições das instalações para suínos pode afetar diretamente o bem-estar desses animais, podendo prejudicar a sua produtividade. 

Por isso, a formulação de dietas para suínos deve também levar em conta o gasto energético para a manutenção da temperatura corporal, devido ao frio ou calor. Isso porque, quando está muito alta, a primeira mudança é que o animal reduza o consumo de alimento. 

Por outro lado, quando a temperatura está abaixo da faixa ideal, o suíno precisa produzir calor metabólico e o gasto energético para isso reduzirá a sua eficiência alimentar. Desse modo, é necessário considerar essa exigência na hora de elaborar a sua dieta.

Além de todos estes pontos citados, existe mais uma infinidade de características das instalações para suínos que precisam ser levadas em conta quando o produtor de suínos visa o sucesso do seu empreendimento.

Entretanto, é possível perceber o impacto gigantesco que as instalações para suínos têm na produtividade e na rentabilidade do negócio.

Existe um sistema, bastante utilizado, que pode ser o ideal para a sua realidade e nós temos um curso que oferece a você todo o conhecimento a este respeito, veja só: Curso Online de Criação de Suínos em Camas Sobrepostas.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Atualizado em: 8 de Maio de 2020

Artigos Relacionados com Suínos: