Uma das principais causas de morte súbita durante a fase de reprodução dos suínos é a úlcera gastroesofágica. Experimentos comprovaram grande existência de lesões pré-ulcerativas nos estômagos dos miniporcos. É uma doença de ocorrência mundial
A úlcera gastroesofágica (UGE) é uma doença multifatorial, sendo mais constante em criações intensas. Quarenta leitões com peso médio de 39,0 e com 17 meses de vida foram mantidos em observação sendo depois eutanasiados e necropsiados. Após foram colhidos seus estômagos e avaliados e as lesões foram classificadas.
Muitos fatores são considerados como possíveis causas como, por exemplo: aspectos fisiológicos, componentes nutricionais, microbiota, fatores de manejo, entre outros. A suinocultura apresenta impacto econômico mundial, em especial no Brasil, tal fator faz com que seja indispensável o controle rigoroso das infecções que comprometem a produção.
Para o produtor não ter perdas desnecessárias na produção ele deve ter um bom planejamento e acompanhamento de um profissional qualificado. Saiba mais.
Fonte: BVS-Vet