Pneumonia enzoótica é uma das principais doenças respiratórias em suinoculturas

O Brasil ocupa uma posição de destaque no mercado mundial de exportação de carne suína. Atualmente estamos na quarta colocação, perdendo apenas para China, União Europeia e Estados Unidos. Somente em 2016, quando obtivemos um aumento de 32% em relação ao ano anterior, exportamos mais de 730 mil toneladas.

Tal expressividade, no entanto, poderia ainda ser maior se não fossem alguns gargalos, como as doenças, que vem ocasionando perdas significativas no setor e trazendo muitos prejuízos.

Dentre elas estão as doenças respiratórias, como a pneumonia enzoótica, causada por vírus, causando seria infecção, comprometendo a carcaça e até mesmo responsável pela morte dos animais.

Os suínos portadores desta enfermidade, altamente contagiosa, apresentam como principais sintomas a queda acentuada de peso, os corrimentos nasais, tosses, pelos opacos, brônquios tomados de mucosas, dentre outros.

A doença surge por conta das práticas incorretas de manejo e que incluem falta de higiene nos estabelecimentos, baixa ventilação, erros nutricionais, e a grande lotação de animais em um mesmo local, de modo a favorecer a transmissão.

O vírus pode ser adquirido via contato direto com as secreções dos outros animais, pelo ar, por meio de utensílios em comum utilizados ou até mesmo das porcas para os seus filhotes.  

Já o diagnóstico pode ser realizado com a verificação física das condições dos animais, bem como a análise em laboratório, por meio de exames complementares.

Como métodos preventivos, os animais infectados costumam ser isolados. Já o tratamento passa pelo uso de uma bateria de antibióticos e anti-inflamatórios específicos, sendo que a melhor maneira de se evitar esta doença é através das ações de manejo que contemplem, principalmente, a limpeza dos ambientes de modo a se eliminar o microrganismo causador da pneumonia enzoótica e de outras enfermidades.

Conheça as principais práticas de manejo na suinocultura e garanta o sucesso da produção. Confira.

Fonte: Suinocultura Industrial

Areas

Clínica e Cirurgia

Curiosidades

Destaques

Instalações

Notícias

Parceiros

Produção

Sanidade

Suínos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2017 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.