Manejo nutricional de fêmeas suínas em lactação

A nutrição balanceada e direcionada para cada fase de vida dos suínos deve ser uma preocupação constante das suinoculturas. Isso porque a questão está intimamente relacionada aos bons índices de produtividade. Desta forma, a ciência tem se dedicado, cada vez mais, a novas descobertas e aperfeiçoamentos desta área tão importante.

A alimentação de fêmeas suínas na gestação, por exemplo, tem desafiado especialistas, por ser um período delicado e de necessidades específicas. Nesta etapa é preciso elaborar uma nutrição voltada para suprir as eventuais perdas corporais do período. Já na maternidade, esta preocupação aumenta, já que nesta fase há uma enorme demanda de produção de leite.

Além deste fornecimento, o gestor da suinocultura deve se preocupar em criar um método de controle do consumo efetivo de alimentos, além de levar em consideração as possíveis perdas de alimento por conta do desperdício. A partir desta informação será possível realizar ajustes na concentração dos nutrientes.

O manejo nutricional em uma suinocultura tem relação direta com a questão da temperatura, já que o estresse térmico interfere no apetite dos animais. Por isso, a nutrição, para gerar resultados, deve contar com ações de manejo integradas e com a orientação de um profissional especializado.

Saiba planejar de forma eficiente um quadro alimentar e garanta amplos resultados na suinocultura. Confira.

Fonte: Suinocultura Industrial

Notícias

Nutrição

Parceiros

Suínos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2017 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.