Selo internacional atesta a garantia de qualidade para carne de frango

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A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) lançou o selo internacional Brazilian Chicken, que atesta a garantia de qualidade para carne de frango. O objetivo da criação do selo é oferecer ao produto brasileiro um diferencial de origem e qualidade.

O selo foi criado pela Ubabef com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no âmbito do Projeto Setorial (PS) entre as duas entidades. Com o selo, as entidades pretendem promover a divulgação das propriedades e qualidades dos produtos que apresentam a marca nos mercados importadores internacionais.

De acordo com Francisco Turra, presidente executivo da Ubabef, o selo servirá para certificar a identificação comum entre os produtos avícolas exportados pelas mais de 30 agroindústrias associadas à entidade, que são responsáveis por 97% de toda a exportação da avicultura brasileira. Além disso,  o selo poderá certificar os valores demandados pelos consumidores dos mais de 150 mercados abastecidos pela carne de frango do país.

Turra  ressalta que como princípios identificados pelo selo estarão: a qualidade, a biossegurança, a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e aos consumidores. Esses princípios serão norteados pelos parâmetros das boas práticas agrícolas e de manufatura, do bem-estar animal e da responsabilidade social, de acordo com a legislação brasileira. Seguindo essa proposta, os idealizadores do selo pretendem agregar mais confiabilidade e valor ao produto do Brasil.

Vale ressaltar que somente as empresas associadas à Ubabef, que exportem há, no mínimo, 12 meses, poderão utilizar o selo Brazilian Chicken nas embalagens de seus produtos e materiais promocionais.

As agroindústrias somente terão participação aprovada após a análise de uma comissão técnica, atendendo a uma criteriosa avaliação com mais de 70 itens. Dentre os pontos destacados, estão questões como: bem-estar animal, qualidade da alimentação, controle e respeito à sanidade e à gestão ambiental.

As auditorias independentes credenciadas pela Ubabef, dotadas de técnicos comprovadamente conhecedores da cadeia produtiva avícola, deverão ser as responsáveis pela verificação periódica de todos os parâmetros.

Ricardo Santin, diretor de Mercados da Ubabef, lembra que em um mercado consumidor pautado pela qualidade e custo/benefício, dentro do conceito do “consumo consciente”, o produto avícola do país já é, diferenciadamente, valorizado no comércio internacional e que a criação do selo é uma garantia de origem que servirá para estimular ainda mais a preferência mundial pelos produtos brasileiros.

Fonte: Boletim Diário Avicultura Industrial

Adaptação: Portal Suínos e Aves

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Atualizado em: 12 de julho de 2012