Gumboro é uma doença recorrente em grande parte do mundo, causando sérios prejuízos nas criações de frangos de corte, afetando diretamente as aves jovens de três a sete semanas de idade.
Com grandes taxas de mortalidade registradas, o vírus causador da doença é eliminado nas fezes do animal e transportado de galpão para galpão através dos bebedouros, comedouros, campânulas e através dos trabalhadores que manejam os galpões.
Sinais da doença de Gumboro
A doença apresenta como principais sinais:
- falta de apetite;
- diarreia acentuada;
- depressão;
- desidratação;
- perda da uniformidade no plantel;
- altas perdas econômicas na produtividade.
Controle e prevenção do Gumboro
Veterinários e zootecnistas vêm, por conta da Gumboro, traçando estratégias de controle e prevenção da doença por meio da imunização de matrizes, através de vacinação, já que a doença não tem tratamento.
Formas de manejo correto e também a desinfecção dos aviários, bebedouros, comedouros e campânulas com amônia quaternária e o uso de pedilúvio na entrada dos galpões são técnicas de sucesso para prevenir o plantel.
A capacitação sobre o assunto pode ser seu diferencial em garantir o bem-estar das aves.
Amplie seu conhecimento sobre a legislação e as medidas de biosseguridade como os programas de vacinação, doenças mais comuns e manejo de resíduos da granja.
A criação de frango de corte enfrenta diversas dificuldades e o Gumboro é uma das mais importantes. Algo que não podemos deixar acontecer é: as perdas afetarem a lucratividade da produção.
A melhor maneira de garantir essa lucratividade alta é com o conhecimento da atividade. Pensando em você, produtor, criamos este curso online que pode ser a chave para aumentar o seu sucesso: Curso Online de Produção de Frango de Corte.