O combate aos agentes infecciosos representa um grande desafio das aviculturas de todo o mundo. Diante disso, métodos cada vez mais sofisticados de manejo vêm sendo implantados de modo a garantir a saúde dos animais.
Mesmo diante de toda essa preocupação, o retorno do Tifo Aviário foi constatado em algumas aviculturas do mundo, causando perplexidade.
Trata-se de uma doença que pode trazer grandes prejuízos econômicos por conta das mortes e gastos com medicamentos.
O microrganismo da família das salmonelas, pode afetar até 80% dos lotes, sendo os principais sintomas apresentados pelos animais a anemia, cansaço, fraqueza, diarreias, dentre outras.
Diante disso, empresas tem trabalhado continuamente na implantação de políticas sanitárias e de biossegurança, buscando profissionais cada vez mais preparados para trabalhar nessa área.
Os proprietários de granjas de frango de corte devem ficar atentos aos sinais apresentados pelos animais, principalmente relacionados a queda da produção.
Qualifique-se no assunto e não tenha mais perdas com essa e outras enfermidades. Saiba planejar de forma eficiente um programa de produção de aves de corte. Confira aqui.
Fonte: Equipe Suínos e Aves