A importância do uso do hemograma em suínos

  •   
  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O hemograma é o exame de sangue mais importante devido à sua praticidade, economia e utilidade. A necessidade de solicitação desse exame existe por várias razões, uma das razões é a realização de um procedimento de triagem que objetive avaliar a saúde dos animais e do rebanho, na busca do diagnóstico ou prognóstico, e verificar a habilidade do corpo para as infecções e para monitoramento do progresso de certas doenças.

A importância da realização desse exame dá-se, também, devido ao fato de o sangue ser o responsável pelo processo de regulação por qual um organismo mantém constante equilíbrio e, considerando que o hemograma é um exame geral do animal, ele pode oferecer informações que podem ser utilizadas como ferramenta pelo veterinário para, em associação a outros sinais e exames, realizar a busca diagnóstica.

Para a realização do exame, a coleta do material pode ser feita de duas formas: pela veia cava anterior, na qual a coleta deve ser feita do lado direito do animal, devido a menor inervação do nervo vago, com a  introdução da  agulha no final do leito jugular; ou pela veia jugular, na qual a agulha é inserida do lado direito.

Uma colheita e acondicionamento adequados do material devem seguir rigorosamente os métodos já utilizados pela técnica e estar de acordo com o procedimento do laboratório que processar o material. Algumas regras básicas são comuns no tipo de coleta do material para o exame, mas a mais importante a ser considerada é a adequada identificação da amostra, tanto junto ao frasco ou embalagem do material, como na ficha de solicitação do exame (enviada juntamente com o material). O material deve ser encaminhado sob refrigeração e  com mais brevidade possível.

A identificação da amostra deve ser feita de modo a não se destacar ou sair durante o acondicionamento, principalmente quando a amostra estiver sob refrigeração ou com cubos de gelo em caixa de isopor. O número do animal deve ser claro, escrito em letras nítidas, se possível com a data de colheita.

O hemograma completo inclui todos os testes laboratoriais utilizados para examinar as células contidas no sangue periférico. Associado ao Leucograma, esse exame é importante para detectar Anemias, Leucopenia e Leucocitose.

Dessa forma, o exame é importante porque pode detectar Anemia ferropriva em animais jovens (má aplicação de ferro ou mesmo produtos de baixa qualidade); Anemia em adultos; e tradicionais verminoses que ocorrem em suínos criados em sistema que possuem instalações que utilizam cama, lâmina d”agua; etc.

Além disso, a detecção da Leucopenia (diminuição da taxa sanguínea de leucócitos abaixo do limite inferior da normalidade) pelo exame é importante porque indica a existência de infecções virais, como tem havido muito em leitões com Influenza ou mesmo outras viroses.

E por fim, a detecção da Leucocitose (aumento da taxa sanguínea de leucócitos acima do limite superior da normalidade) já aparece confirmando casos de infecções bacterianas (primarias ou mesmo secundarias).

O exame também precisa contar com uma amostragem adequada, pois, por um lado, o número de amostras deve ser correto para ter validade, boa interpretação dos resultados e perfeita implantação de medidas corretivas e preventivas, e, por outro, um número baixo de amostras pode levar a resultados de pouco valor diagnóstico e epidemiológico.

Nesse sentido, o histórico, o exame do rebanho e outros testes laboratoriais são essenciais para a interpretação dos dados hematológicos que serão objetos de investigação.

Fonte: Engormix

Adaptação: Portal Suínos e Aves

Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura

 

 

 

Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:

Evolução no quadro do surto de gripe aviária no México

Crise da suinocultura leva a perda de propriedades rurais em Santa Catarina

Evolução na exportação brasileira de frango no primeiro semestre aponta avanço na exportação anual

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Atualizado em: 4 de dezembro de 2012