Segundo a justificativa do mercado, os preços do ovo não evoluem mais porque o poder de compra do consumidor é limitado. No entanto, após uma avaliação da evolução dos preços do produto, foi constatado que, em relação a quatro anos atrás, a dúzia do ovo está, hoje, pelo menos cinquenta centavos acima, ou seja, passou de R$3,13 no início de junho de 2008 para R$3,60 neste ano.
Tomando por base esse aumento, do prazo de quatro anos, e comparando com a capacidade de compra do consumidor em relação ao salário mínimo, destaca-se que, nesse espaço de tempo, enquanto o preço do ovo apresentou variação de 15%, o valor do salário aumentou, praticamente, 50%. Dessa forma, o poder de compra do ovo a partir do salário mínimo cresceu mais de 30%, correspondendo a um adicional de 40 dúzias de ovos.
Utilizando o mesmo raciocínio para analisar a compra da carne de frango, os resultados não são muito diferentes. No início de junho, o produto custava, para o consumidor, 64 centavos a mais que em 2008. Já relacionando com o salário mínimo, a capacidade de compra do consumidor cresceu um quarto, o que pode resulta na possibilidade de consumo adicional de carne de frango equivalendo a 32 kg.
Fonte: Portal do Agronegocio
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Alta nos preços – frango ganha do boi e suíno vivo
O aumento das exportações de carne suína no Brasil