O frango vivo disponibilizado nas duas principais praças do produto no País, interior de São Paulo e Minas Gerais, obteve o segundo reajuste da semana e o quarto do mês. Como é tradição no setor (raríssimas vezes rompida), a alta foi de cinco centavos e, assim, os negócios foram efetivados por R$1,90/kg entre os paulistas e por R$2,00/kg entre os mineiros.
Com o reajuste do dia 14 deste mês, o produto comercializado em São Paulo simplesmente retornou ao mesmo valor obtido no dia 2 de janeiro de 2012, primeiro dia de negociações do ano. Isso está ocorrendo pela primeira vez, porque o frango vivo paulista registra sempre evolução igual a “zero”. Já em Minas Gerais a cotação alcançada, no dia citado, encontra-se cinco centavos acima da registrada no primeiro dia útil do ano em vigor.
Em comparação a junho do ano passado, o preço médio obtido pelo frango vivo é, no momento, 11% superior. Neste caso, porém, não se pode deixar de observar que há um ano o setor obtinha o segundo pior preço do ano que passou, quando no auge da entressafra da carne e saindo de crise advinda do excesso de produção.
Já neste mês está ocorrendo a melhor média de preços do primeiro semestre de 2012, mesmo com a safra da carne em pleno auge, só se pode concluir que a produção se encontra melhor adequada à afetiva demanda. O resultado indica que, em relação ao boi e ao suíno vivos, o frango é o produto com melhor evolução de preços em 2012, pois é o único cuja cotação chega a se igualar à registrada no início do ano.
Fonte: Avi Site
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte
Veja outras publicações da Portal suínos e aves: