Suplementação alternativa para galinhas poedeiras é criada por pesquisadora

A nutrição de galinhas poedeiras é um quesito determinante para o sucesso produtivo. O tema está, portanto, em constante aprimoramento, sendo fonte de inúmeros estudos científicos em todo o mundo. Uma das últimas descobertas sobre o assunto está no reaproveitamento da carcaça de pirarucu na alimentação destas aves.

Esta alimentação alternativa, somada a ração tradicional, como suplementação, foi proposta no Brasil pela zootecnista e mestranda, Oscarina Batalha, através de sua tese de nome: “Silagem ácida de resíduos de pirarucu na alimentação de poedeiras comerciais leves”.

Por meio do estudo a profissional destaca a possibilidade de aproveitamento do material obtido em uma unidade de Beneficiamento Pescado (UBP), situado no Amazonas, e que além de colaborar para nutrição energética dos animais, com ótimos níveis de digestão já testados, pode ainda gerar renda para centenas de famílias que vivem da pesca na região.

O projeto destaca ainda a importância do uso dos resíduos para o meio ambiente, já que muitas destas sobras eram jogadas nos rios da região. O material pode ser usado na forma de farinha, obtida por meio de um processo de ressecamento das espinhas dorsais dos peixes, e diluído nas rações.

Os resultados já foram inclusive comprovados através de pesquisas, que apontaram que as galinhas que se alimentaram com a adição deste produto apresentaram ovos com a coloração mais robusta, gemas maiores e, o mais importante, com valores nutritivos mais elevados.  

Amplie a qualificação da produção das poedeiras com algumas dicas sobre a produção e alimentação. Confira.  

Fonte: Avicultura Industrial

Areas

Aves

Notícias

Nutrição

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2017 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.