Verão exige cuidados especiais com a produção de aves

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

O verão chegou e, por conseguinte pode ocorrer pior desempenho zootécnico e baixa lucratividade, pois nesta época são mais frequentes as situações de estresse para aves, suínos e bovinos devido ao calor.

Emersson Pocai, gerente técnico e comercial da empresa de saúde animal de Curitiba (PR) Sanex, explica que os agentes que provocam estresse nos animais variam de local para local, em duração e intensidade, e podem ocorrer isolada ou concomitantemente. “Dependendo da região do país, estes agentes podem ocorrer em maior intensidade em determinadas épocas do ano. Se isso ocorrer na época das chuvas pode haver a necessidade do uso dos eletrólitos para buscar a homeostase (bem-estar) dos animais. Os eletrólitos são utilizados sempre que os animais estiverem em situação de estresse e a época de chuvas pode ser um destes momentos”, explica.

Os agentes estressores na criação de frango de corte normalmente são causados pelas doenças, vacinações, instalações inadequadas, ventilação deficiente, densidades populacionais elevadas e variações na temperatura e umidade ambiente, frisa Pocai.

O uso estratégico da suplementação via água de bebida dos eletrólitos efervescentes, atualmente é inteligente, como os oferecidos pela Sanex. “Em um período de estresse calórico podemos garantir o bom desempenho de um lote de frangos de corte”, destaca Pocai.

Para atender pontualmente a necessidade dos animais de produção como aves, suínos e bovinos se adota a prática da suplementação hidroeletrolítica. “Os eletrólitos fazem com que os animais ingiram mais água e, consequentemente, mais ração. Isso resultará na melhora do ganho de peso, homogeneidade do lote, melhora do desempenho zootécnico dos animais e no ganho econômico dos produtores”. O gerente técnico alerta que o uso dos eletrólitos não substitui a ração, pois nela os níveis diários exigidos pelos animais já estão balanceados.

Um dos setores mais modernizados no que diz respeito à produção de proteína animal no Brasil é a avicultura e por isso demanda medidas e produtos tecnicamente desenvolvidos para atender as exigências pontuais. Para isso foram desenvolvidos os Eletrólitos e Vitaminas Efervescentes Sanex administrados via água. Os produtos estão de acordo com os critérios de segurança exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com matérias primas de alta qualidade para atender a necessidade exigida pelo mercado.

Para entender melhor o que seja o eletrólito, este pode ser definido como uma substância química, que se dissocia nos seus constituintes iônicos, tendo como função fisiológica principal a manutenção do equilíbrio ácido-base corporal.

O sódio (Na+), o potássio (K+) e o cloro (Cl-) são íons fundamentais na manutenção da pressão osmótica e equilíbrio ácido-base dos líquidos corporais.

Fonte: Agrolink

Adaptação: Portal Suínos e Aves

Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte

 

 

 

 

Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:

Crise na Suinocultura: desistir ou buscar alternativas?

Liberada a exportação da carne suína brasileira para a argentina

Exportação brasileira de frango no primeiro semestre aponta avanço na exportação

 

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Atualizado em: 21 de dezembro de 2012