O tifo aviário é uma doença que ataca as aves. É causada pela Salmonellagallinarum e causa à morte dos animais, porém é mais frequente nas aves fêmeas.
Os animais acometidos pela doença ficam anêmicos, as cristas e barbelas pálidas ou roxeadas, penas arrepiadas, anorexia, diarreia amarelo-esverdeada, febre e também apatia dependendo do órgão lecionado.
A doença causa um aspecto cozido com estrias no fígado dos animais filhotes e nos animais adultos lesões no aparelho reprodutor e pericardite.
O diagnóstico é feito com o isolamento dos órgãos adoecidos durante a fase aguda e durante a fase crônica é feito por sorologia. Após a confirmação da doença, o tratamento é feito a base de remédios que aliviam os sintomas, uma vez que não há cura para o tifo aviário.
Geralmente quando a doença é diagnosticada, todo o plantel é sacrificado. Dessa forma, a prevenção é o melhor tratamento para o tifo aviário. Evite adquirir animais contaminados e faça a desinfecção do local frequentemente, e assim garanta a saúde sanitária do plantel.
Quais as principais ferramentas e métodos para a realização correta do abate de frangos?
Quais as etapas do abate de frangos de corte?
Como avaliar o estresse e qualidade da carne?
Fonte: Sanidade Agrícola
Adaptação: Portal Suínos e Aves