O tifo aviário é uma moléstia que acomete as aves, mais frequentemente as galinhas, é causada pela Salmonella gallinarum podendo levar o animal à morte.
Os animais acometidos pelo tifo aviário apresentam anemia com cristas e barbelas pálidas ou arroxeadas e dependendo do órgão lesionado pela doença pode causar apatia, penas arrepiadas, anorexia, diarreia amarelo-esverdeada e febre.
Quando a doença acomete os pintinhos, estes apresentam fígado com aspecto de cozido e com estrias, já as aves adultas apresentam lesões no aparelho reprodutor e pericardite. Quando são observados os sintomas, o diagnóstico é dado através do isolamento dos órgãos acometidos na fase aguda e por sorologia na fase crônica.
O tratamento do tifo aviário é feito através da medicação que controla os sintomas, já que não existe cura para a doença e na maioria das vezes, é preciso sacrificar o plantel evitando dessa forma a contaminação dos outros animais.
Dessa forma, a melhor maneira de se impedir a doença é através da prevenção, assim evite comprar aves contaminadas e faça a desinfecção do local onde os animais vivem.
Aprenda a realizar todas as etapas com sucesso do manejo nutricional de frangos de corte.
Saiba mais sobre o planejamento estratégico de comercialização.
Fonte: Avicultura Industrial
Adaptação: Portal Suínos e Aves