A salmonelose é também conhecida como paratifo dos leitões é infecciosa e causa um quadro de pneumonia popularmente conhecido como batedeira.
A doença ocorre entre cinco a quatro meses, o animal acometido pode apresentar a doença na forma aguda, quando é observada morte súbita ou acompanhada de enfraquecimento, dificuldade de locomoção e manchas avermelhadas na pele, principalmente na orelha e na barriga.
Em sua forma crônica o que chama a atenção é a febre, dificuldade para respirar, falta de apetite e diarreia liquida esverdeada ou amarelada ou ainda sanguinolenta e com mau cheiro.
Os animais são contaminados pela alimentação ou ainda pela introdução de algum animal portador no plantel, que em situações de estresse libera a bactéria.
O controle da doença é feito com a vacinação das fêmeas no último mês gestacional, vacinação dos leitões com sete dias de vida e com a segunda dose no décimo quinto dia, higienização e desinfecção das instalações, separação e tratamento dos animais doentes, evitar muitos animais na mesma baia, sempre fazer a quarentena de animais de outras propriedades antes de introduzi-los no plantel.
Fonte: http://www.suinos.com.br/mostra_noticia.php?id=4013
Como planejar e administrar uma granja de suínos?
Equipamentos e materiais para laboratório.
Quais as leis que regulamentam estabelecimentos fabricantes de ração animal?