O setor de avicultura brasileira no inicio de 2012 tinha a expectativa de registro de um leve aumento na produção, mas o aumento médio de 45% no custo de ração e a dificuldade de repasse integral dos custos pressionaram o setor, levando à redução da produção.
A estimativa da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), a produção no Brasil registrou 12,5 milhões de toneladas de frango em 2012, apresentando uma queda de 4,2 por cento em comparação com as 13,05 milhões de toneladas do ano anterior.
A produção no Brasil, maior exportador global de carne de frango, segundo levantamento da Ubabef teve crescimento contínuo desde 2000, quando os dados do setor passaram a ser codificados, à exceção entre 2008 e 2009, quando ficou praticamente estável. Segundo os dados, o recuo na produção se deu também porque o farelo de soja, um dos produtos usados na composição da ração, custava 600 reais a tonelada, mas chegou a ser cotada a 1.400 reais entre agosto e setembro.
Para Francisco Turra, presidente da Ubabef, “a decisão das empresas de reduzir a produção em função da elevação drástica dos insumos e até da dificuldade de encontrá-los pela logística permitiu, pelo menos, uma recuperação de preços favorável no mercado interno”.
Fonte: Ave World
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso sobre Alimentos e Alimentação de Frangos de Corte!
Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:
Crise na Suinocultura: desistir ou buscar alternativas?
Liberada a exportação da carne suína brasileira para a argentina
Exportação brasileira de frango no primeiro semestre aponta avanço na exportação