A cidade de Feira de Santana polo avícola do estado da Bahia recebeu a visita de uma missão americana que teve como intuito conhecer o sistema de produção de aves e a Defesa Sanitária Animal baiana.
O grupo americano acompanhado por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri) esteve no município na última semana, auditando granjas de produção e criação de aves de subsistência, ele pretende estabelecer protocolo de acordos comerciais a missão americana também avaliou aspectos relacionados à biosseguridade, investigando as principais doenças avícolas.
No escritório regional da Agência em Feira de Santana, a missão americana analisou os controles de vigilância ativa e passiva nas granjas avícolas e documentos referentes aos monitoramentos dos sítios de pouso de aves migratórias. Também foi examinado o sistema de fiscalização e rastreabilidade do trânsito das aves, por meio das barreiras sanitárias fixas e móveis, e os protocolos no atendimento às notificações de doenças das aves.
Para o secretário de Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, “a possível exportação para os Estados Unidos representa não apenas a consolidação da qualidade do produto, mas também o rompimento de barreiras comerciais e a abertura de mercados”.
O fator determinante, utilizado como argumento pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a inclusão do estado no roteiro da missão, foi o fato da Bahia ser o único estado da Federação classificado com o status sanitário “B” em relação ao Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), que visa o controle e a prevenção das Doenças de Newcastle e Influenza Aviária no Brasil. Com a liberação da exportação para os Estados Unidos, a expectativa da Seagri e da Adab é que a produção do setor aumente, criando empregos e alavancando a economia baiana.
Fonte: Rural Centro
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso sobre Alimentos e Alimentação de Frangos de Corte!
Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:
Crise na Suinocultura: desistir ou buscar alternativas?
Liberada a exportação da carne suína brasileira para a argentina
Exportação brasileira de frango no primeiro semestre aponta avanço na exportação