Os problemas nas matrizes suínas são os principais responsáveis pela redução da lucratividade das granjas comerciais. Vários transtornos envolvem as fases do ciclo produtivo que são: abortamento, descargas vulvares, retorno ao cio, Síndrome MMA, entre outros. As causas podem ser diversas, desde infecções, falhas no manejo, sazonalidade, falhas na alimentação e na infraestrutura, entre outros.
As perdas econômicas ocorrem de várias maneiras, com a redução da taxa de concepção e diminuição da taxa de parto, redução dos números de leitões, isso faz com que aumente a ineficiência do plantel em todas as fases do ciclo reprodutivo das porcas. Os principais problemas das suínas são: cistite, infecção urinaria, grande frequência de problemas reprodutivos.
Existe uma pequena relação entre infecção urinaria e problema reprodutivo, que geram redução dos números de leitões ao nascimento e falhas de concepção que acarretam as perdas econômicas. É necessário o acompanhamento e avaliação constante do médico veterinário para prevenção e possíveis diagnósticos nas granjas. Testes e exames realizados com a urina das suínas são necessários com regularidade.
O profissional para atuar nessa área deve estar atualizado sobre a suinocultura. Saiba mais.
Fonte: Rural Pecuária