Atividade de grande importancia econômica, social e cultural para a produção rural, a criação caseira de aves enfrenta grandes problemas como a alta taxa de mortalidade em consequência das doenças que acometem os animais.
Nesse tipo de criação, muitas vezes o manejo sanitário é feito erroneamente, o que acarreta alto índice de mortalidade causado por moléstias de origem viral, bacteriana ou parasitária.
Para evitar os problemas ocorrentes devido ao manejo sanitário inadequado, é importantíssimo que seja feito a higienização das instalações e o controle de doenças. Na higienização das instalações é preciso fazer a desinfecção do criatório, comedouros e bebedouros, renovação dos ninhos, remoção de excrementos e penas, assim como a pulverização das instalações com desinfetantes apropriados, como amônia quartenária ou iodophor.
As doenças podem ser controladas através do manejo adequado e oferecendo água e alimentos de qualidade e em quantidades adequadas. A vacinação dos animais também deve ser feito, de acordo com indicação do médico veterinário.
Como realizar corretamente o manejo da alimentação das aves?
Como avaliar o estresse e qualidade da carne?
Quais são as etapas do abate de aves?
Fonte: Agro Mundo
Adaptação: Portal Suínos e Aves