As principais doenças podem ocorrer devido a problemas sanitários e pode causa grandes prejuízos econômicos, devido às altas taxas de morbidade e mortalidade suína. A diarréia uma das mais comuns é caracterizada pelo aumento de eliminação das fezes, apresenta consistência pastosa e liquida, pode causar desidratação e desequilíbrio metabólico no animal.
Doenças epizootias causadas por infecções especificas que geralmente são altamente contagiosas e possui alto índice de mortalidade e morbidade. E doenças multifatoriais complexa, em que agentes infecciosos têm poder patogênico em animais existentes em situações de risco.
Essas doenças costumam permanecer nos rebanhos, prejudicando vários animais e com grande impacto econômico para o criador. É importante o conhecimento de fatores de risco durante a criação do suíno para se evitar perdas futuras e garantir o controle de qualidade do suíno.
Para evitar essas perdas desnecessárias o produtor deve ter um planejamento do local onde vai criar seus animais. Saiba mais.
Fonte: Embrapa