Os valores energéticos encontrados na carne de frango e na carne suína dependerão da forma de preparo de cada alimento. É engano pensar que a carne de frango é mais saudável, uma vez que, a forma de preparo interfere positivamente ou negativamente no seu valor nutricional.
O percentual de gordura encontrado na sobrecoxa com pele de frango assada é quase três vezes maior que o percentual encontrado em um lombo assado. Já o filé de frango sem pele grelhado apresenta alto teor de gordura saturada que leva ao aumento do colesterol ruim, mas por outro lado apresenta menos ácidos graxos insaturados que ajudam no colesterol bom. Enquanto a carne suína é muito rica em vitaminas do complexo B, além de ferro, zinco e potássio.
Essa proporção é garantida hoje, devido aos melhoramentos genéticos nas produções, além do manejo adequado e alimentação balanceada que são oferecidos no processo de produção. Mas, mesmo com todos os avanços genéticos e de manejo nutricional, é muito importante que antes do consumo toda a gordura da carne seja retirada e também que seja consumida na forma grelhada, assada ou cozida.
Como a está produção de suínos no Brasil?
Como administrar financeiramente a granja?
Quais as estratégias para maximização do lucro na granja?
Fonte: Super Abril
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura