Práticas de manejo para alcançar bons resultados com a reprodução dos suínos

  •   
  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

suino-desmamdoManejo é um conjunto de práticas racionais que se deve realizar com os animais durante as diversas fases de suas vidas, visando dar aos mesmos as condições de máxima produtividade.

Em relação à idade o porco só deve entrar em reprodução quando atinge l0 a 12 meses de idade e está com um bom desenvolvimento. O cio é o período em que as porcas ficam excitadas e que recebem o macho para a fecundação. Dura, em geral, de 24 a 48 horas e reaparece entre l8 e 20 dias depois, quando a porca não é fecundada. O cio reaparece, normalmente, 2 a 3 meses após o parto ou mesmo 2 a 3 dias depois dele, podendo a porca entrar novamente em gestação, nesse período.

A cobertura pode ser feita com o casal solto, livre em uma pocilga ou então, em um tronco para cobertura.

A gestação é uma das fases, dentro da exploração suinícola, de maior importância para a melhoria da eficiência reprodutiva. Do desempenho da gestação pode-se prever o potencial econômico e/ou produtivo de uma granja.

Dois terços da vida útil de uma porca ou matriz são passados em períodos de gestação, demonstrando assim, a importância do manejo nesta fase quando visamos aumentar a produtividade. A gestação, na espécie suína, dura em média 114 dias. É, normalmente, de ll5 a 120 dias, ou seja, 3 meses, 3 semanas e 3 dias, embora possa ser de 96 a l32 dias. Nesse período, as gestantes devem receber, diariamente, uma boa alimentação e sais minerais. Nessa fase, as porcas não devem engordar muito, para evitar que o parto se torne difícil.

O parto pode ocorrer em qualquer época do ano. Para os trabalhos de parto, as porcas devem receber os melhores cuidados de higiene, sendo mantidas em instalações adequadas, limpas e desinfetadas, para evitar infecções na porca e nos filhotes. Nos períodos ou dias frios, os filhotes devem ser protegidos das baixas temperaturas, em ambientes fechados ou até mesmo, com aquecimento artificial.

Quando vai chegando o dia da parição, a porca deve ser colocada, separada, em uma pocilga especial, a maternidade, mantida sempre limpa, com toda a higiene possível. A maternidade apresenta-se como uma instalação básica, de grande importância, exigindo uma atenção e permanência, quase constante, do tratador.

A porca gestante durante os trabalhos de parto deve ser acompanhada por uma pessoa que só intervirá se necessária quando houver algum problema para o nascimento do filhote. Quando, terminado o parto e a placenta não for eliminada, ela deve ser extraída, para evitar problemas graves como infecções e febres. Logo após o seu nascimento, devemos desinfetar os umbigos dos filhotes.

Uma porca tem capacidade de dar a luz a uma ninhada podem ser grandes, com mais de 12 filhotes, mas só devem ser deixados com a porca, de 6 a 8 leitões, no máximo, sendo os excedentes passados para outras porcas. Durante o período de amamentação, as porcas devem ser bem alimentadas, para que produzam bastante leite.

Os filhotes nascem com quatro dentes em cada maxilar. Como esses dentes, embora pequenos, machucam as tetas da porca, quando eles mamam, devem ser aparados, para que não provoquem ferimentos e dores nessas regiões. Os leitões ao nascer podem pesar, em média, de 700 a 1.300 gramas ou até mais, de acordo com a sua raça.

Algumas porcas podem desenvolver um vício denominado canibalismo, que se caracteriza pela ingestão dos filhotes recém-nascidos, pela porca após o parto. Quando, no entanto, esse fato se repete em outra ninhada, a porca deve ser eliminada da reprodução, porque se trata realmente de um vício, o canibalismo, causado por fatores psicológicos. As causas do vício podem ser também outras, porém, podem ser as causas desse vício: falta de alimentos, alimentação defeituosa, não retirada da placenta, do local do parto, etc.

O aleitamento natural, feito pela porca, é o mais indicado. Os leitões podem receber também, aleitamento artificial, quando a porca não produz leite suficiente ou morre depois do parto. A desmama deve ser efetivada quando os leitões atingem 6 a 8 semanas de idade e ocorre naturalmente.

A suinocultura é uma atividade bem consolidada no Brasil?

Quais os principais conceitos sobre produtividade, custo de produção e eficiência econômica da suinocultura?

Como garantir a sustentabilidade e desenvolvimento na produção de suínos?

Fonte: Rural News

Adaptação: Portal Suínos e Aves

Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura

 

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Atualizado em: 9 de junho de 2014