O estado do Paraná (PR) é líder nacional em produção de frango, comercializados com as indústrias nacionais e vendidos ao exterior.
Uma expedição realizada pela empresa midiática, Gazeta do Povo, chegou a conclusões importantes sobre o sistema comercial avícola do estado.
A rede de aviários e indústrias é a maior do país, mas necessita de evoluções para atender toda a demanda industrial no momento e escoar a produção para o exterior.
Para embarcar a produção ao mercado externo, o estado necessita escoar pelo estado vizinho, Santa Catarina (SC), um quarto do volume exportado, responsabilidade do porto de Itajaí (SC).
Os principais entraves logísticos do Paraná é a alta dependência do modal rodoviário, a rede de armazenagem deficitária e a capacidade de embarque limitada dos portos paranaenses.
Mesmo com produção um terço menor que o PR, Santa Catarina exportou mais carne avícola em quatro dos últimos cinco anos (2007, 2009, 2010 e 2011).
Com 50% de embarque superior ao porto de Paranaguá, Itajaí possui o dobro do espaço para armazenagem em câmaras frias e o triplo da capacidade estática de estocagem reefer (contêineres refrigerados), o que permite que metade da produção catarinense de 2 milhões de toneladas ao ano siga para o mercado externo.
Domingos Martins, presidente do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná) disse que poderiam estar exportando muito mais e com melhores preços. “Nossa maior fragilidade é a armazenagem”, ressalta Martins.
Fonte: Portal do Agronegócio
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Previsão de crescimento produtivo e exportação de carne suína brasileira
Carne de frango – opção mais saudável
Saiba um pouco mais sobre a situação do mercado de aves de corte no Brasil