A bouba aviária é uma doença frequentemente encontrada, pode acometer galinhas, perus, pássaros e em menor grau os pombos.
A doença pode acometer os pintos e as aves adultas, mas os animais adultos são menos susceptíveis uma vez que possui maior grau de imunidade. Quando o animal é infectado ele fica triste, arrepiado, fica retraído e febril. Os animais desenvolvem manchas amareladas que com o desenvolvimento ficam castanho-escuras, também apresnetam pipocas (epiteliomas) ou nódulos, principalmente na cabeça, pois a doença ataca as áreas que não tem pena.
A bouba também pode causar nódulos ou placas amareladas no canto do bico, na língua e garganta, causando sinusite, inflamação dos ossos do crânio, que causa falta de ar e inchaço cranial. Com o tempo os nódulos secam e somem, mas como a doença é muito agressiva os animais não sobrevivem.
Os sintomas característicos da doença são: febre tristeza e penas arrepiadas nódulos (pipocas ou verrugas) na crista, barbelas, cabeças, pernas e pés lesões ao redor das narinas, lesões sobre as pálpebras, placas e bolhas na boca.
A doença pode ser transmitida pelas escamas dos nódulos secos levadas pelo vento, e ainda pelo contato com pus e picado do mosquito, que transfere a doença do animal acometido para o sadio. As formas de prevenção da doença são a vacinação, desinfecção dos galinheiros, drenagem de poças de água, combate dos vetores (mosquitos).
Fonte: http://principaisdoencasemaves.blogspot.com.br/
Raças e Híbridos Comerciais de Frango de Corte. Clique aqui.