O complexo teníase-cisticercose é raramente encontrado em produções onde os suínos são criados presos, não tendo acesso às fezes humanas, assim podemos dizer a doença está diretamente ligada à forma como os animais são criados.
A cisticercose é causada pela larva do verme popularmente conhecido como solitária (Taenia solium), que é o causador da teníase em humanos. Quando os animais ingerem fezes humanas infectadas com o verme eles passam a ter cisticercose. Os ovos da tênia são levados para os músculos através da corrente sanguínea, lá eles se desenvolvem liberado a larva que forma cistos (cisticerco) dentro dos músculos.
Assim, quando os seres humanos ingerem a carne suína mal cozida, as larvas vivas que ficam dentro dos cistos musculares começam a desenvolver dentro do intestino da pessoa que em fase adulta é conhecida como solitária.
A maneira de se evitar a contaminação humana é tomando os devidos cuidados com a criação de porcos, ou seja, mantendo uma educação sanitária de qualidade.
Fonte: www.suinos.com.br Quais os princípios da qualidade aplicadas á suinocultura? Como fazer a identificação de índices técnicos, relevantes á produção? Como acontece as visitas técnicas as granjas?
Para diagnóstico dessas enfermidades que afetam a saúde animal o médico veterinário conta com o auxílio de laboratórios confiáveis e certificados para realização de exames. Conheça.