No projeto de conversão da Medida Provisória (MP) 563, publicada nesta terça, dia 18, no Diário Oficial da União, o governo vetou a desoneração da folha para os frigoríficos. O veto se deu pelo fato de que os criadores de aves e suínos (animais vivos) pediram ao governo para ficarem de fora da desoneração.
Dyogo Oliveira, secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, explicou que o governo não teria como separar o veto aos criadores de aves e suínos daquele dos frigoríficos (processadores), no entanto, a desoneração da folha para os frigoríficos será incluída na Medida Provisória (MP) que o governo vai enviar ao Congresso Nacional ampliando a lista dos setores beneficiados pela mudança tributária.
A lista dos novos setores beneficiados pela desoneração da folha foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na semana passada. Ela inclui o setor de aves e suínos. Guido afirmou que a desoneração ajudaria a compensar em parte o aumento de custos de insumos que o setor está tendo por conta de fatores climáticos.
Oliveira informou que ainda não se Sade quando a MP será encaminhada aos parlamentares.
Fonte: Pecuária Rural
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Alta nos preços – frango ganha do boi e suíno vivo