Um documento que relata as principais dificuldades do setor foi entregue pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef) ao secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Marques. Durante reunião em Brasília, os representantes também apresentaram propostas para amenizar os problemas, como a abertura de novos mercados para o produto brasileiro.
A Ubabef manifestou também no documento a preocupação com as plantas aprovadas para exportação de produtos, especialmente no que diz respeito à China, e pediu agilidade na habilitação.
De acordo com nota divulgada no site do Ministério, o secretário Enio Marques acolheu as demandas do setor e disse que o governo está trabalhando no sentido de abrir novos mercados para os produtos brasileiros, bem como retomar as vendas para antigos parceiros comerciais.
Segundo Marques, estão em curso negociações no sentido de abrir novos mercados e o Governo Federal está enviando aos mercados de interesse informações relativas ao status sanitário do Brasil, por exemplo, quanto à vigilância para algumas doenças. Além disso, visitas estão programadas ou já foram feitas a países da Ásia, Europa e Oriente com o objetivo de expandir o comércio brasileiro com o resto do mundo.
Representantes do Ministério da Agricultura devem embarcar para o Japão e depois à China e Coreia para reuniões bilaterais com os respectivos governos, ainda neste ano, no mês de novembro.
Fonte: Revista Globo Rural
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso sobre Alimentos e Alimentação de Frangos de Corte!
Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:
Crise na Suinocultura: desistir ou buscar alternativas?
Liberada a exportação da carne suína brasileira para a argentina
Exportação brasileira de frango no primeiro semestre aponta avanço na exportação