A suinocultura é uma atividade importante para o país. Muitos produtores encontram problemas relacionados à adequação ambiental devido aos dejetos que são produzidos. Quando estes dejetos não são manejados corretamente podem contaminar as fontes de água e solo. Como solução para o problema tem-se o desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável teve início na década de 1960, quando diversas constatações, publicações e pesquisas influenciaram a criação e as conclusões da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano, na cidade de Estocolmo, Suécia, em 1972. Como resultado da Conferência foi montado um grupo de pesquisadores que representa diversos países reunindo informações sobre o tema.
Alguns cuidados devem ser tomados nesse sentido, assim deve-se estabelecer um projeto de coleta, armazenagem, tratamento, transporte e disposição dos dejetos de acordo com as características da propriedade visando à segurança sanitária que também deve ser levada em conta na reciclagem. Assim, para diminuir os riscos envolvidos na reciclagem e a disseminação de organismos prejudiciais à saúde dos seres humanos, animais e meio ambiente, além de todos os cuidados sanitários, é importante assegurar um tempo mínimo de retenção de 30 dias para a decomposição dos dejetos em sistemas anaeróbios ativos, antes de serem utilizados como fertilizante.
Fonte: Criar e Plantar