Para realizar com sucesso o processo de pré-abate e garantir a qualidade do produto, o produtor precisa seguir algumas restrições e se capacitar sobre o assunto.
Antes de se iniciar o processo ele deve ter uma visão estratégica sobre sua produção e definir os seus principais objetivos, a fim de agir de forma correta e eficaz.
Listamos aqui alguns dos fatores que o produtor deve ter conhecimento e considerar durante o manejo de pré-abate:
1°- Suspensão do fornecimento de alimento
As aves devem ficar em jejum algumas horas antes do processo, mantendo o padrão alimentar de acordo com cada lote, com o intuito de reduzir o conteúdo gastrointestinal e evitar a contaminação da carcaça.
2°- Preparação do aviário e apanha das aves
Deve levar em consideração as características de cada lote e manter o padrão de divisão, minimizando a intensidade luminosa e mantendo a cautela para se evitar lesões e impactos.
3°- Carregamento e transporte
Uma atenção especial para esse fator, colocando o número adequado de aves por caixa, visando o peso e sexo. Se possível o transporte deve ser realizado a noite, evitando assim as altas temperaturas e o estresse do animal.
4°- Plataforma de espera
A área de espera deve ser climatizada, proporcionando temperatura e conforto das aves.
Os fatores citados acima devem ser estudados criteriosamente pelos avicultores a fim de garantir o bem-estar das aves, rentabilidade do lote e qualidade da carcaça.
A aplicação de boas práticas de manejo pré-abate devem ser monitoradas e revisadas frequentemente para assegurar que este processo seja eficiente.
Estas dicas são de forma geral, mas é muito importante que o produtor tenha conhecimento das especificidades da sua criação, adequando todo o processo de forma individual e não generalizada.
Então não deixe de conferir as principais ferramentas e métodos para a realização correta do pré-abate de frangos de corte. Clique aqui.
Fonte: Equipe Suínos e Aves