A Infecção Urinária é uma das doenças endêmicas mais significativas das fêmeas suínas, por ser responsável em grande parte pelas perdas reprodutivas e até mesmo a vida do animal.
Diante desta doença, uma parte ou a totalidade do órgão reprodutor pode ser afetado, devido a proliferação dos microrganismos.
De acordo com estudos, no Brasil o problema atinge cerca de 30% das granjas. Uma combinação de fatores está relacionada às causas desta doença, tais como erros de manejo, qualidade da alimentação, instalações, estresse, condições fisiológicas do próprio animal, dentre outros.
Os principais sintomas são apatia, emagrecimento, pus no aparelho reprodutor, abortos, redução da reprodutividade, aumento da taxa de mortes nos rebanhos, etc.
O diagnóstico é realizado por conta de análises visuais quanto aos aspectos da urina, além de exames em laboratórios, com amostras da urina, sendo muito importante o isolamento dos animais infectados. Já o tratamento passa, em linhas gerais, pelo uso de medicamentos antimicrobianos.
Saiba como prevenir seu plantel dessas enfermidades e as principais técnicas de gestão aplicadas na suinocultura. Clique e confira.
Fonte: Biovita Laboratório