A água em boa qualidade e quantidade é tão importante quanto os alimentos oferecidos na dieta avícola. O bom desempenho nutricional está diretamente ligado ao oferecimento da água. Pois, a água promove o movimento de nutrientes entre as células dos tecidos dos animais e também é responsável pela retirada de substâncias tóxicas das células e que deverão ser excretadas.
Além dessa função essencial, a água é responsável pela forma dos corpos dos animais; pelo seu alto calor específico, favorece a dispersão de calor originado durante as reações químicas que ocorrem no organismo; pela sua alta constante dielétrica, permite a diluição de um grande número de substâncias que são transportadas no organismo; participa muitas reações químicas que ocorrem no organismo; é fundamental na lubrificação e na proteção das células do sistema nervoso.
Os animais aproveitam 3 fontes de água. A primeira é a de beber, depois vem a água encontrada nos alimentos, que também contribui com uma quantidade significativa. O terceiro tipo de água é a metabólica, obtida da oxidação dos nutrientes, durante o metabolismo
A água representa, aproximadamente, 70% do peso das aves. Do volume total, 70% encontra-se dentro das células e 30% nos espaços intracelulares e no sangue. Quando a água não é oferecida em quantidade e qualidade adequadas, há a perca de nutrientes, o frango não engorda e consequentemente tem-se o prejuízo econômico.
Fonte: CNPSA
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso sobre Alimentos e Alimentação 
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Saiba um pouco mais sobre a situação do mercado de aves de corte no Brasil
Chegou a hora da entrada de novas tecnologias na avicultura nacional