As exportações de carne brasileira sofreram um baque nos último dias por conta da “Operação Carne Fraca”.
Países que importam carne brasileira como União Europeia, Chile e China anunciaram restrições em relação à compra do produto.
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirma que seria um desastre se os países suspendessem de forma definitiva as importações de carne brasileira e ainda relatou "Eu torço, rezo, penso e trabalho para isso não acontecer." Ele disse que um eventual empecilho às importações levariam anos para erguer o mesmo ritmo. Na crise da vaca louca, em 2012, a China passou três anos sem comprar o produto brasileiro, disse Maggi.
As vendas brasileiras de carne sofrem um prejuízo com as primeiras reações dos países compradores. A China, por exemplo, comunicou que os embarques do Brasil não deixarão a área do porto, até que haja explicações adicionais das autoridades brasileiras. Já a União Europeia suspendeu a compra dos 21 estabelecimentos suspeitos, sendo que quatro dos frigoríficos da lista exportam para lá.
O país da Coreia do Sul voltou atrás na decisão de banir as importações de frango do Brasil e retornou as compras de proteína, mas de acordo com o Ministério da Agricultura, a fiscalização será ainda mais intensa.
Esse é um assunto que necessita de conhecimento ao ser abordado, então não perca tempo e amplie sua capacitação na área. Confira aqui.