O Grupo Especial de Atendimento Sanitário Emergencial (Gease/Aves), da Bahia, passou por um recente treinamento, realizado entre 12 e 14 de julho, para atender aves com possíveis crises respiratórias, por conta de focos da influenza Aviária (IA) e a Doença de Newcastle.
A capacitação foi promovida pela A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, por meio da Diretoria de Defesa Sanitária Animal – DDSA e faz parte da política da atual gestão de promover a capacitação contínua dos Fiscais Estaduais Agropecuários e Médicos Veterinários, para que o estado não registre mais casos dessas doenças.
Técnicos de empresas do setor privado também participaram do treinamento, totalizando 47 pessoas.
A avicultura possui um papel preponderante para a economia da Bahia. Daí a necessidade das políticas de incentivo ao monitoramento, prevenção das doenças e capacitação de profissionais.
O treinamento contou ainda com o incentivo de várias instituições, como Fundo de Amparo do Desenvolvimento e Defesa Sanitária Avícola da Bahia (Faeba), Associação Baiana de Avicultura (ABA), além de várias empresas.
O planejamento e estruturação das granjas para produção dos frangos é essencial, evitando a proliferação de doenças. Saiba mais.
Fonte: Avicultura Industrial