O estado de New Hampshire, nos EUA, é o local de origem de uma das galinhas caipiras mais conhecidas no mundo. A galinha New Hampshire, portanto, ganhou este nome em homenagem as suas origens e passou a fazer parte de dezenas de criações industriais ou domésticas.
A ave, bastante popular, é uma das raças americanas escolhidas como referencia em cruzamentos para melhoramento genético de plantel caipira e até mesmo híbridos de corte.
É considerado um animal dócil, de fácil manejo e reprodução, chegando a pesar, o macho, em média 3,500 kg e as fêmeas 2,900kg. Já as galinhas produzem cerca de 220 ovos no primeiro ciclo.
De plumagem mesclada entre tons vermelhos e amarelos, possui ovos de casca morron, grandes, além de apresentar uma carne de qualidade e vida sexual precoce.
A presença de uma mancha de coloração branca em pintos machos ajuda a diferir o animal das fêmeas.
Atualmente existe algo em torno de 300 raças de galinhas consideradas domésticas, sendo elas dividas em pura, locais e híbridas.
Cabe ao produtor, portanto, escolher a que melhor lhe convém, de acordo com o seus objetivos e projetos de criação.
A raça New Hampshire necessita de algumas especificidades nutricionais e de manejo. Por isso, cada vez mais, produtores de todo o mundo vem buscando capacitação e cursos sobre o assunto, com o objetivo de otimizar a criação e a produtividade do animal.
Saiba mais sobre os nutrientes que podem ser aplicados na alimentação dessas aves que garantem uma qualidade do produto final. Clique aqui.
Fonte: Criar Galinha