No primeiro semestre de 2012, os principais produtos entre os dez de maior volume de exportação nacional sofreu algumas oscilações. Esse sobe e desce era esperado para alguns itens, visto o caminhar do cenário mundial frente a determinados setores.
Porém, alguns surpreenderam, como é o caso da soja em grãos, que passou a ocupar o segundo lugar, tradicionalmente pertencente ao petróleo e já ameaça a posição do produto líder das exportações brasileiras, o minério de ferro.
Nos sete primeiros meses de 2011, a receita cambial da soja correspondeu a menos da metade (48%) da receita do minério. Neste ano já corresponde a 80%, distância que tende a diminuir com o avançar do ano, pois a receita cambial do minério de ferro vem recuando em relação ao ano passado, enquanto a da soja só deve aumentar.
Já no caso da carne de frango o comportamento foi inverso. Caiu para o quinto lugar, ultrapassado pelo açúcar em bruto. No entanto, ao recuar para o quinto posto, a carne de frango continua uma posição acima da registrada em idêntico período de 2011.
Fonte: Apavi
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso sobre Alimentos e Alimentação de Frangos de Corte!
Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:
Crise na Suinocultura: desistir ou buscar alternativas?
Liberada a exportação da carne suína brasileira para a argentina
Exportação brasileira de frango no primeiro semestre aponta avanço na exportação anual