A crise que assola o setor de grãos nos Estados Unidos (EUA), fato ocasionado pela grave seca que atingiu o meio-oeste americano, prejudicando suas safras, resultou em mais agricultores brasileiros exportando milho e soja para os EUA.
Como consequência, temos que os avicultores estão sem ofertas de alimento suficientes para as criações, situação que deve resultar no aumento do preço do frango para o consumidor.
Exportar o grão está mais viável economicamente para os agricultores, devido aos 12% a menos de impostos que pagam para mandar o produto para fora do país. Além disso, existe a força de multinacionais compradoras do milho, da soja e fornecedoras do adubo que os agricultores usam no Brasil ou até financiadores da lavoura.
Francisco Turra, presidente da Ubabef (União Brasileira de Avicultura), pediu apoio ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), relatando os dados da crise que atinge o setor avícola brasileiro.
Mendes Ribeiro, ministro do MAPA, declarou que irá “utilizar os instrumentos de política agrícola para que não faltem os produtos, assim garantiremos o abastecimento”.
A avicultura é responsável por 720 mil profissionais empregados na indústria e 3,5 milhões em atividades ligadas direta e indiretamente ao setor. Caio Rocha, secretário de Política Agrícola do ministério, mostrou preocupação e afirmou que medidas serão tomadas e devem amenizar as dificuldades do setor e tornar a avicultura competitiva.
Fonte: Notícias Agrícolas
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Previsão de crescimento produtivo e exportação de carne suína brasileira