O IV Encontro Técnico da Avicultura realizado em Sidrolândia, na primeira quinzena de setembro, trouxe informações preciosas para os cerca de 250 participantes.
Um dos destaques do evento, realizado pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e a Avimasul – Associação dos Avicultores Integrados de MS, foi a palestra ‘Gestão de Custos e Mão de Obra das Granjas’, ministrada pelo professor Valmor Cerrato.
Para ele, atitudes simples, muitas vezes negligenciadas, podem fazer uma grande diferença na produtividade da avicultura. Citou vários exemplos, sendo um deles a importância das aviculturas terem paredes claras, ao invés de escuras, para que reflitam melhor a luz. Para ele, embora isso pareça trivial, vai gerar melhor bem estar para os animais, gerando consequentemente melhor produtividade.
O professor destacou ainda a importância de um sistema de controle claro, sem complexidades, porém, eficaz, e que dê ao proprietário a segurança necessária para o controle de seu negócio.
Sendo assim, é preciso que o produtor não abra mão de informações básicas, como por exemplo, saber a quantidade de frangos abatidos, a qualidade da ração, tipos, preços, cotações, controle sobre as doenças, além de ter um conhecimento preciso dos lucros e prejuízos a curto, médio e longo prazo.
O professor citou, por fim, a importância da aproximação com os trabalhadores do local, além de motivá-los com ganhos por produtividade.
O avicultor antes de iniciar a criação e investir nas granjas deve fazer um planejamento envolvendo tudo que será aplicado. Saiba mais.
Fonte: Avicultura Industrial