Com o desenvolvimento das tecnologias moleculares e de todos os equipamentos capazes de gerar e analisar dados em grande escala vem revolucionando a genômica e, assim possibilitando a produção de animais altamente produtores e de nível genético superior.
Na avicultura a principal aplicação de metodologias genômicas para a melhoria da produção ocorre por meio da inclusão de informações genéticas em programas de melhoramento que objetiva a eficiência da produção.
Poucos genes explicam a proporção relativamente grande da variação genética para características quantitativas, loci conhecidos como os que controlam as características quantitativas (QTL) e os genes que atuam no controle de características de importância econômica são identificadas com o desenvolvimento da genética molecular e áreas afins. As informações moleculares podem ser usadas como complemento em programas de melhoramento, por meio da seleção assistida por marcadores (MAS) ou pela seleção genômica que objetiva a seleção mais efetiva.
Para que os marcadores moleculares possam ser utilizados em programas de melhoramento genético de aves objetivando benefícios para a produção e qualidade, primeiro é preciso identificar os marcadores e associá-los a características de interesse para o setor. O mapeamento de QTL e estudos de expressão gênica são utilizados a fim de decifrar parte do controle genético de características de interesse econômico da avicultura.
Em aves a identificação de marcadores associados à QTLs vem sendo feita através da varredura de todo o genoma, utilizando-se marcadores microssatélites, ou seja, análise de ligação ou por estudos de genes candidatos, também chamada de análise de associação simples.
Fonte: Embrapa Suínos e Aves
Bem-estar e Biossegurança na Produção de Frangos de Corte. Clique aqui!