A doença new castle acomete as aves causando prejuízos enormes se não for controlado a infecção. Causado por vírus, produz sintomas respiratórios, em geral seguidos por manifestações nervosas, diarreias e inchaço da cabeça. A mortalidade pode variar de 0 a 100% da criação dependendo do grau de gravidade da moléstia.
A new castle é caracterizada pelos sintomas queda no consumo de ração e água; as aves se amontoam próximo da fonte de calor; espirros, respiração ofegante (cansaço) e estertores na traquéia (ronco); asas caídas e tremores; pernas distendidas; torção da cabeça e pescoço; andar em círculo e de costas (principalmente após beberem água); paralisia completa; diminuição parcial ou total da produção de ovos; ovos de cor, forma ou superfície anormais.
A transmissão ocorre através do contato direto com os animais doentes, pelos espirros, nas fezes, nos ovos postos durante a fase clínica, carcaças durante uma infecção aguda ou morte, ingestão de água e alimentos contaminados com o vírus.
A doença pode ser prevenida por meio de vacinação de todo o plantel, evitar contato com caixas e equipamentos de outras granjas, manter os lotes com a mesma idade. As aves mortas pela doença devem ser queimadas e enterradas, evitando mais contaminações. O auxílio do veterinário é necessário, evitando erros de manejo e vacinação.
Fonte: Agronegócio Avicultura
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Boas Práticas de Fabricação de Ração – BPF implementação e gestão
Doença aviária – Doença de Gumboro