O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), que dez estados brasileiros, sendo três do Sudeste, três do Sul, três do Centro-Oeste e dois do Nordeste, possuem noventa por cento do plantel de frango do país.
A Associação Brasileira de Produtores de Pinto de Corte coadunou com a pesquisa, apontando para os mesmos dez estados lideres no ranking, correspondendo a 90,8% da produção de frango. (Observe a tabela ao lado)
O censo traz os números referentes aos animais em criação, não coincidindo com os números de produção de aves, pois o quesito para a pesquisa “frangos”, envolveu também galos, mas que representa um número insignificante ao comparado com as aves específicas para corte.
É fundamental ressaltar este ponto, pois os dados e quesitos são diferentes, por exemplo, do censo bovino, que considera animais com bem mais de um ano de vida, refletindo a variação do plantel de um ano para o outro, o que não se observa na pesquisa de frangos.
Mesmo com essas variâncias, os dados são coerentes ao apontar onde se desenvolve de forma mais eficaz a produção de frangos no Brasil.
Como realizar corretamente o manejo de frangos de corte?
Qual a importância do bem-estar e biossegurança na produção de frangos de corte?
Como garantir o melhoramento genético na avicultura?
Fonte: União Brasileira de Avicultura
Adaptação: Portal suínos e aves