Com o objetivo de revisar a lei de inspeção, descarte, transporte e adequação das carcaças de animais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou um grupo de trabalho para discutir propostas para aprimorar o tema.
A portaria de número 2016 foi assinada pelo ministro Blairo Maggi, e publicada no Diário Oficial da União do dia 24/10, sendo que o grupo terá 90 dias para se reunir.
A publicação conta ainda com o pedido de mais investimentos em pesquisas e a nomeação de um membro permanente do Brasil na Organização Mundial de Saúde Animal.
As primeiras discussões sobre a necessidade de se mudar a lei surgiram nas Câmaras Técnicas de Proteína Animal do país, sendo que a destinação das caraças é um problema que vem prejudicando produtores rurais e que tem como desdobramento prejuízos no setor, além do meio ambiente.
Os abatedouros e frigoríficos devem ter um planejamento específico para esse determinado assunto. Tendo em vista o intuito de garantir a qualidade do produto. Confira aqui.
Fonte: Suino.com