“Os desafios respiratórios na produção de suínos: uma abordagem atual”. Este foi o tema do Encontro Técnico Regional 2016, da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos de São Paulo (Abraves), realizado em Nova Odessa (SP).
O evento, ocorrido na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia, reuniu profissionais de toda a cadeia produtiva suína.
Durante o evento, que trouxe discussões, debates e informações técnicas, foi enfatizado as tendências de mercado e as boa práticas da suinocultura para se evitar tais enfermidades, que vem trazendo prejuízos para o setor.
Para o pesquisador do IZ, Fábio Enrique Lemos Budiño, doutor em produção animal com ênfase em nutrição de suínos, o treinamento foi extremamente válido, por trazer temas atuais sobre sanidade e ajudar os participantes a identificarem nos rebanhos as principais doenças do aparelho respiratório, e, assim, ministrar os medicamentos corretos.
Um dos temas de destaque foi ministrado por David Emílio Barcellos da UFRGS, sobre a infecção de Mycoplasma hypneumoniae, patógeno já amplamente conhecido, porém, que vem trazendo a necessidade de novos desafios para o seu combate.
Já Andreia Micke Moreno, palestrante da USP, abordou sobre o Hamoephilus parasuis, agente que merece maior eficiência em seu controle. Para tanto, apresentou alternativas e números sobre esta doença.
Para a Abraves, o objetivo de difundir o conhecimento sobre as questões que interferem na produção suína foi atingido, com ampla participação e envolvimento do público presente.
Os produtores precisam estar cientes que são vários fatores que englobam o aparecimento das doenças respiratórias. Em caso de proteger os animais, eles devem estar atentos a qualificação das granjas e visar o bem estar animal. Saiba mais.
Fonte: Suino.com