O 4º Fórum de Agricultura da América do Sul, realizado recentemente em Curitiba, trouxe durante dois dias de intensas atividades, representantes de mais de dez países e de instituições de ponta do Brasil e de todo o continente. Durante o evento, temas fundamentais estiveram no centro dos debates.
Um destes temas destacou sobre a importância da gestão do agronegócio, com ênfase na necessidade do surgimento de novos líderes capazes de inovar, aumentar a produtividade e ao mesmo tempo contribuir para um planeta sustentável.
Outra assunto bastante discorrido foi sobre os anos de atuação do Mercosul, que trouxe inúmeras vantagens em termos de exportação para os países fundadores, como Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, mas que ainda necessitam ser aprimorados para trazerem todos os ganhos almejados no ato da fundação.
O tema Pequenos Produtores foi também amplamente destacado, já que este setor será essencial para somar forças em prol das demandas do futuro, como a necessidade de produção de alimentos. É que em 2050 teremos mais de nove bilhões de pessoas no mundo. O Brasil, neste contexto, é uma das principais apostas da ONU para os próximos anos.
E por fim, ganhou destaque o tópico Agricultura digital. Nos debates falou-se sobre esta necessidade do agronegócio, que precisa estar cada vez mais comprometido com a ampliação dos aplicativos, software, e tudo o mais que diz respeito a inteligência artificial e que possa permitir o avanço da produtividade.
Esses tópicos destacados quando bem planejados e trabalhados juntos, proporcionam grandes resultados na suinocultura. Veja aqui.
Fonte: Suinocultura Industrial