A eficiência dos sistemas de criação de suínos resulta em fortes impactos produtivos, sendo que atualmente há diversas opções. Todos eles possuem vantagens e desvantagens. Cabe ao produtor, portanto, escolher o que melhor se adequa ao seu sistema produtivo e perfil de criação.
Esta criação pode ser no formato de confinamento de alta tecnologia, tradicional, semiconfinado, confinado sobre cama, dentre muitos outros.
No caso do sistema intensivo, em que ocorre o confinado de alta tecnologia, os animais passam por um manejo altamente especializado, com níveis de nutrição, sanitário, dentre outros, de ponta. As desvantagens deste tipo é o alto custo produtivo.
No caso do sistema tradicional, os animais, em alta concentração, recebem a devida atenção, e estão em um nível adequado, mas não da mesma forma que o citado anteriormente. É uma criação satisfatória, com custos menores e sem tanta especialização. Neste sistema há algumas brechas para erros de manejo.
Estes são apenas alguns exemplos de sistemas de criação. Conhecer todos eles, suas vantagens, desvantagens e viabilidade, pode trazer uma visão importante para que o produtor atinja os resultados desejados.
Aprenda na prática os principais conceitos, planejamentos, implantação e a gestão técnico-econômica para garantir a sustentabilidade e desenvolvimento na produção de suínos. Clique aqui.
Fonte: Rural Soft