A criação caseira de aves é uma atividade de grande importância econômica, social e cultural para a produção rural. Nas criações um dos maiores problemas enfrentados é a mortalidade alta em consequência de doenças.
O alto índice de mortalidade pode ser causado pela ausência de controle sanitário, levando a moléstias virais, bacterianas ou parasitárias. Para evitar problemas na criação alguns cuidados devem ser tomados como a higienização das instalações e controle de doenças.
Para a higienização das instalações é necessário fazer a desinfecção do criatório, comedouros e bebedouros, renovação dos ninhos, remoção de excrementos e penas, além da pulverização das instalações com desinfetantes. Para limpeza deve ser usado produtos como amônia quartenária ou iodophor.
O controle das doenças pode ser feito por meio do manejo sanitário, com espaços adequados, oferecendo água e alimentos de qualidade. As doenças quando não tratadas podem causar a morte das aves, e maneira mais fácil de combater as doenças é por meio da vacinação que deve ser definido pelo médico veterinário.
Fonte: Agro Mundo
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte
Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:
Crise na Suinocultura: desistir ou buscar alternativas?
Liberada a exportação da carne suína brasileira para a argentina
Exportação brasileira de frango no primeiro semestre aponta avanço na exportação