A técnica para o corte e desinfecção do umbigo do animal deve ser seguida com cautela, evitando qualquer tipo de contaminação e consequentemente perda do animal. Assim, é preciso seguir aos passos logo após o nascimento.
É aconselhável a ligadura e o corte do cordão umbilical, após o nascimento, de 3 a 4 centímetros de sua inserção e, em seguida, deve ser feita a desinfecção. Para a ligadura, é usado um cordão previamente desinfetado ou embebido em desinfetante.
O corte deve ser feito com tesoura cirúrgica desinfetada. O umbigo precisa ser desinfeccionado usando um frasco de boca larga com tintura de iodo de 5 a 7% ou ainda com iodo glicerinado. O umbigo deve ser mergulhado na solução pressionando o frasco contra o abdômen do leitão, fazendo movimento de 180 graus, assim o desinfetante chega à base do umbigo.
O umbigo deve ficar mergulhado na solução por um período de 3 a 5 segundos.O corte e a desinfecção só terá validade se forem realizados nos primeiros minutos após o parto. A validade está condicionada limpeza e desinfecção das instalações.
Fonte: www.farm.com.br/animais/artigos.asp?portal=suinos&artigo=1470