A coriza infecciosa é uma doença que se apresenta na forma aguda e crônica. Nas duas fases são caracterizadas por corrimento nasal, espirros e inchaço da face baixa dos olhos.
A coriza infecciosa é causada pela bactéria Haemophilusgallinarum, e está presente nas criações de fundo de quintal, de aves exóticas e industriais.
A bactéria é encontrada em lugares úmidos e com ventos frios, assim é facilmente encontrada em abrigo mal construído. A transmissão da doença ocorre pelo contato direto com aerossóis em suspensão no ar de aves doentes e pela contaminação da água, alimentos e instalações, principalmente na época de chuvas.
Os animais acometidos pela coriza apresentam falta de apetite, espirros, tosse, dificuldade de respirar, congestão das vias respiratórias, descarga nasal serosa e purulenta, inchaço na face e barbelas, emagrecimento e morbidade.
Observado os sintomas o médico veterinário deve ser avisado, a fim de diagnosticar a doença e indicar os medicamentos antibióticos usados no tratamento.
Qual a fisiologia do aparelho digestivo das aves?
Quais as características dos híbridos comerciais?
Como realizar a avaliação do desempenho do lote de aves?
Fonte: Agronegócio Avicultura
Adaptação: Portal Suínos e Aves