A cotação do frango vivo vem crescendo ao longo dos meses e chegou nas últimas semanas a atingir a casa dos R$2,95 nas granjas de São Paulo, mantendo-se neste patamar. Em termos percentuais, isso representa 13,5% a mais se comparado ao mesmo período do ano passado.
No atacado, os preços também continuam aumentando, embora a demanda seja considerada satisfatória para os produtores, se comparada a outras proteínas, como suína e bovina.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) o aumento está correlacionado, além da demanda e redução da oferta, as altas dos insumos, como o milho, principal produto de alimentação nas indústrias do setor, ou seja, produtores estão repassando o valor para o produto final.
Um dos fatores preocupantes para os produtores é a perda da competitividade em relação à carne de boi. Em julho, no atacado, de acordo com indicadores, foi possível comprar 1,9 quilo de frango com o preço da mesma quantidade da carne de boi (parte dianteira).
Os produtores devem ter um planejamento para que não tenha perdas dos lucros por conta dessa competitividade. Saiba mais.
Fonte: Avicultura Industrial