Foi solicitado a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e seus países-membros através da International Poultry Council (IPC), órgão mundial dos países produtores de carne de aves, o reconhecimento ao programa de compartimentação da avicultura, assim podendo atuar como garantiado fluxo do comércio de carnes e material genético.
O documento encaminhado ao IPC pede que seja reforçado o respeito às regras, que trata da regionalização das produções, determinadas pela organização por meio do “OIE Terrestrial Animal Health Code”.
Assim, os países exportadores que adotem o Programa de Compartimentação da Avicultura poderiam manter os embarques de carne de frangos e genética avícola, mesmo com ocorrência de focos de Influenza Aviária em áreas distantes dos polos compartimentados.
A compartimentação permite outro modelo de gestão sanitária da produção, com divisão de cada núcleo de produção em compartimentos, estabelecendo o rastreamento sanitário pleno da produção, e assim alcançando gestões mais rápidas e efetivas em caso de crises sanitárias.
Fonte: www.aviculturaindustrial.com.br